Sociedade Paulista de Reumatologia  

PRIMEIRA CONSULTA COM O REUMATOLOGISTA - http://www.reumatologiasp.com.br/popupDoencas06.html

 

A palavra reumatismo, artrite, artrose, osteoartrose, osteoporose, dor na coluna, na realidade não são diagnósticos médicos e precisam ser identificados para serem melhor tratados.
O reumatologista é chamado o clinico das dores das articulações, músculos, nervos, ligamentos e ossos, ou seja tudo que se relaciona ou que o paciente pensa que se relaciona com o sistema locomotor. Quando as dores não incluem as articulações e ossos, são chamadas de reumatismos não articular ou de partes moles, como por exemplo a fibromialgia.
No total correspondem a mais de 120 doenças catalogadas na Classificação Internacional das Doenças (CID)da Organização Mundial da Saúde. O reumatologista não faz cirurgia, faz infiltrações, alguns fazem densitometria óssea (após cursos de especialização), acupuntura(depois de fazer cursos), fisioterapia e exercícios no consultório com apoio de uma equipe. Pelo fato da maioria dos reumatismo causarem dores, os reumatologistas também são chamados os clínicos da dor.
O tratamento do paciente "reumático" implica no conhecimento de inúmeras doenças. Isto porque muitas doenças de vários órgãos podem apresentar em sua evolução manifestações "reumáticas", ou sejam, sintomas relacionados ao sistema osteoarticular ligamentoso ou musculo-esquelético (locomotor). Por exemplo síndromes reumatológicas paraneoplásicas( ligadas a tumores), para-infecciosas(que vem acompanhando doenças infecciosas), endocrinopatias(relacionadas com doenças das glândulas internas,tireóide ,ovários etc , hemopatias (relacionadas doenças do sangue), etc.

1) Identificação

Idade e sexo.

Queixas de dores em varias juntas ou articulações (chama-se poliarticular) desde o nascimento ate três anos sugere doença reumatóide juvenil. Acima dos quatro anos a doença reumatóide entra no diagnóstico diferencial, desses tipos de dores. Isso significa que o reumatologista esta atento a essa doença grave e muito incapacitante. Hoje existem medicamentos com tecnologia genética capaz de curar, isso mesmo curar essa doença desde que tratada logo no inicio.

Existem reumatismos mais raros da coluna e ligados a problemas na área sexual que incidem preferencialmente em jovens do sexo masculino.
Entre os reumatismos mais raros que atacam o tecido conjuntivo ou conectivo, (esse tecido existe em praticamente todo o organismo e nas articulações), surgem as doenças de auto- agressão ou imunológicas tais como: o lúpus eritematoso sistêmico, a síndrome de Sjogren e a doença mista do tecido conectivo incidem raramente no sexo masculino. A partir da 5ª e 6ª décadas da vida surgem o enorme contingente de pessoas portadoras de doença articular degenerativa ou de desgaste (artrose ou osteoartrose), osteoporose primária e a preocupação com as síndromes reumatológicas paraneoplásicas(dores reumaticas que surgem com os tumores).


Grupo étnico:

Crianças e jovens da raça negra com quadro clínico articular suscita a possibilidade do diagnostico de anemia falciforme (doença hereditária do sangue). Outra doença que causa dores articulares é febre do mediterrâneo, que tambem é uma doença familiar, que surge em judeus sefaraditas, armênios e arábes do mediterrâneo. A polimialgia reumática incide preferentemente em pacientes brancos do sexo feminino, acima dos 60 anos.

Ocupação profissional:

Este dado é importante podendo ter papel fundamental na gênese de algumas situações como por exemplo, síndrome de Caplan (doença reumatóide e pneumoconiose(doença pulmonar) em trabalhadores de minas de carvão). Desenhistas, arquitetos e outras profissões que levam a posições viciosas acarretam ou agravam síndromes posturais da coluna, que causam dores na coluna. Síndromes dolorosas da coluna lombar com ou sem ciática podem ser desencadeadas ou agravadas em esforços físicos, tanto no trabalho na fabrica, na dona de casa e no atleta na pratica esportiva. Ambientes profissionais de baixa temperatura podem desencadear quadros reumáticos variados entre os quais a fibromialgia reumática (reumatismo componente da categoria não articular ou de partes moles, que também da dores pelo corpo todo). Digitadores podem apresentar bursites e tenosinovites desencadeados por micro traumas de repetição, de facil tratamento Dependendo da atividade esportiva surgem as chamadas síndromes "over use"(ou seja excesso de uso) que acometem partes moles(músculos, ligamentos) e tambem articulações de pés, joelhose mãos

2) História

 

Queixa e Duração. Isso significa qual o motivo atual da sua consulta em relação a dores na articulações, músculos, nervos, ligamentos e ossos, relacionado com o sistema locomotor. Inclua também dores de partes moles, músculos da face, da barriga das pernas, do abdome, etc. Se as queixas são muitas, leve por escrito para lembrar das dores das mãos, separadas do joelho da coluna e assim por diante
Historia Pregressa das Moléstias Anteriores. Lembre-se de dividir em queixas gerais e as especiais. As primeiras referem-se a presença de febre, anorexia(falta de apetite), emagrecimento, desanimo, etc., traduzindo a ocorrência de doença sistêmica ou seja que atacou o organismo como um todo. E as queixas especiais ou especificas que dizem respeito ao sistema locomotor, que devem merecer atenção especial 
Dor: poderá ser articular, peri- articular(em volta da junta, mas não na própria articulação)ou segmentar(que inclui por exemplo a parte lateral da mão, que inclui pele, músculo, articulação, osso).

As dores articulares isoladas (artralgias) podem representar o início de manifestação de várias doenças. A ocorrência de fenômenos inflamatórios ao nível da articulação configura a artrite. Esta pode se restringir a uma articulação (até quatro articulações são chamadas de oligoartrite- oligo , em grego, quer dizer poucas) ou muitas ou todas articulações (chama-se de poliartrite- poli quer dizer muitas), com ou sem simetria(ou seja ataca a mesmas juntas das duas mãos ou dos dois pés). Na doença reumatóide ou artrite reumatóide, a simetria é freqüente .A assimetria esta presente entre outros tipos de reumatismo na artrite da gota( reumatismo do acido úrico) crônico e no reumatismo da psoriase que é uma doença de pele. As artrites infecciosas, sejam inespecíficas ou específicas (ex. tuberculose) são na maioria dos casos monoarticulares (mono significa uma articulação). A doença reumatóide pode inicialmente surgir como monoartrite mas evolui como poliarticular, outras vezes pode ser poliarticular desde o início.

2.1 Evolução em surtos e períodos de acalmia x progressiva - Enquanto a doença reumatóide é com freqüência progressiva, a febre reumática e a gota na fase inicial evoluem em surtos ou crises e períodos de acalmia completa. Assim ocorre com febre do mediterrâneo e outros tipos de reumatismo

2.2 Intensidade e modo de ocorrência - Dores articulares/e ou ósseas intensas e rebeldes ao tratamento acima dos 40 anos sugere neoplasia. As artrites em geral causam a dor espontânea enquanto as artroses dor se manifesta quando a articulação inicia movimento. As fibromialgias reumáticas determinam dores peri-articulares e segmentares, com freqüência precipitadas ou agravadas por "stress" físico, emocional ou por mudança de temperatura.
Dores em caráter de queimação (parestesias) podem representar polineuropatias no quadro de vasculite ou de outra natureza simulando afecção reumática..
Limitação de movimentos - Ocorre por dor e fenômenos inflamatórios reversíveis, ou por fibrose ou endurescimento articular.

2.4 Rigidez matinal de articulações - Melhor caracterização em mãos. Quando apresenta duração superior a meia hora passa a ter peso para diagnóstico de doença reumatóide.

2.5 Dor e fraqueza muscular proximal (localizada proximo ao tronco) e simétrica nos membros superiores e inferiores sugerem quadro de polimiosite, sendo fundamental o diagnóstico diferencial com quadros neurológicos (ex: distrofia muscular progressiva, miastenia gravis) endocrinos (ex: hipotiroidismo, hiperparatiroidismo) e infecciosos (ex: toxoplasmose).
Nas pessoas idosas, mialgia proximal e fraqueza muscular devem entrar no contexto das paraneoplasias e polimialgia reumatica.

2.6 Cefalalgia (Dor de cabeça)- Na região temporal com ou sem sintomas visuais pode sugerir artrite temporal, quadro que pode se associar a polimialgia reumática colaterais mais próximos.
Deve-se lembrar que a moderna relação medico paciente fica ampliada e melhorada quando o paciente ajuda o medico a ajuda-lo a descobrir a causa de seu reumatismo, depois fazer o controle da doença e da medicação.

 

Exibições: 11

Tags: articulações, artrite, artrose, coluna, consulta, ligamentos, locomotor, musculos, médico, nervos, Mais...ossos, osteoporose, sintomas

Comentar

Você precisa ser um membro de Revista virtual Metamorphosis para adicionar comentários!

Entrar em Revista virtual Metamorphosis

Comentário de Anna Karenina em 29 outubro 2011 às 19:52

Sobre

             PRÊMIO  DARDOS OFERECIDOA BLOGUEIROS

Francisca de Caldas Menduiña

Últimas atividades


ADMINISTRADOR
SELDA KALIL compartilhou o post do blog deles em Digg
1 hora atrás

ADMINISTRADOR
SELDA KALIL compartilhou o post do blog deles em Facebook
1 hora atrás

ADMINISTRADOR
SELDA KALIL compartilhou o post do blog deles em Twitter
1 hora atrás

ADMINISTRADOR
SELDA KALIL compartilhou o post do blog deles em MySpace
1 hora atrás

ADMINISTRADOR
Posts no blog por SELDA KALIL

Dança comigo

Dança comigoAchegue-se, venha dançar comigo !Ouça a música,deguste os…Ver mais...
1 hora atrás

ADMINISTRADOR
Posts no blog por Gizelda Dantas

IMPRIMI

                                                   …Ver mais...
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
Antonio Paiva Rodrigues comentou a postagem no blog MEU BARCO DE AMOR ENCANTADO de Antonio Paiva Rodrigues
"OBRIGADO AMIGA GIZELDA PELOS BELOS COMENTÁRIOS. DEUS TE ABENÇOE. ABRAÇOS FRATERNOS."
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
Posts no blog por Tancredo Alves Pereira Filho

MENINO E A MENINA! = NIÑO Y NIÑA! -=- POETA NATAN

MENINO E A MENINA! Esta é a história de um de nós, Nascido também por acasoEsta…Ver mais...
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
Posts no blog por CLÁUDIO DOMINGOS BORGES
3 horas atrás

ESCRITORES E POETAS
Sá de Freitas e Tancredo Alves Pereira Filho agora são amigos
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas respondeu à discussão SOLILÓQUIO DA PAZ... (APENAS UM LAMENTO) -=- POETA NATAN de Tancredo Alves Pereira Filho no grupo POETAS PELA PAZ.
"Poeta você é demais além da poesia uma aula de literatura! adorei!! parabéns meu abraço"
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas marcaram como favorito a discussão SOLILÓQUIO DA PAZ... (APENAS UM LAMENTO) -=- POETA NATAN de Tancredo Alves Pereira Filho
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas comentou a postagem no blog SONETOS E VERSOS LIVRES DE SÁ DE FREITAS de Sá de Freitas
"Grande poeta, viajei em tuas letras e as verdades aqui ditas nos fazem refletir.. parabéns abraços"
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas marcou como favorita a postagem no blog SONETOS E VERSOS LIVRES DE SÁ DE FREITAS de Sá de Freitas
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas comentou a postagem no blog MEU BARCO DE AMOR ENCANTADO de Antonio Paiva Rodrigues
"Antonio Paiva quem na vida não construiu um  castelo e nele colocou todos os seus sonhos mais secretos??? quem já não naufragou no mar do amor e ficou a deriva tentando se encontra??? poeta,  encantada com teu texto...…"
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas marcou como favorita a postagem no blog MEU BARCO DE AMOR ENCANTADO de Antonio Paiva Rodrigues
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas comentou a postagem no blog A vontade de escrever (continuação – 8.ª parte) de José Lourenço Florentino
"Lourenço adoro histórias assim fatoa antigos que me fazem viajar no tempo e sentir que a religiosidade de antigamente não é a mesma agora!! os padres tinha um pode quase absoluto com suas ovelhas, enfim eram o remedio que…"
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas marcou como favorita a postagem no blog A vontade de escrever (continuação – 8.ª parte) de José Lourenço Florentino
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas comentou a postagem no blog Poesia- Peço a você amor! de margareth das dores rafael morei
"Margareth, adoro te ler, pois em tuas linhas vou descobrindo o amor que habita em ti e que a poesia destila para que possamos deleitar-nos com tuas divinas obras... parabéns beijos"
5 horas atrás

ADMINISTRADOR
Gizelda Dantas marcou como favorita a postagem no blog Poesia- Peço a você amor! de margareth das dores rafael morei
5 horas atrás

Notas

Compreeendemos Maria Helena a sua ausência

Criado por Mileidi Consalter 7 Out 2013 at 15:28. Atualizado pela última vez por Mileidi Consalter 7 Out, 2013.

AMIGOS! ME PERDOEM!

Criado por Maria |Helena Campos da Paz 7 Out 2013 at 15:16. Atualizado pela última vez por Maria |Helena Campos da Paz 7 Out, 2013.

Badge

Carregando...

© 2014   Criado por Anna Karenina.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço