Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Odair José
Informação geral
Nome completo Odair José de Araújo
Nascimento 16 de agosto de 1948 (64 anos)
Origem Morrinhos,  Goiás
País Brasil
Gênero(s) MPB
Música brega
Período em atividade 1970 - hoje

Odair José de Araújo (Morrinhos, 16 de agosto de 1948) é um cantor e compositor brasileiro, de estilo popular-romântico-brega.

Biografia

Odair começou como crooner na adolescência até meados dos 17 anos quando começou a compor. Nos Anos 70 sua música teve influências da música caipira americana. Excursionou pelo country de raiz de Hank Williams e Johnny Cash em seus primeiros discos. Em 1972, sua música "Cristo quem é você", foi gravada pelo próprio Odair José, com arranjos de Zé Rodrix, tendo a participação do grupo Som Imaginário. Cinco anos depois, fez um ópera-rock na música "O Filho de José e Maria", chegando a ser rotulado como o "Bob Dylan Brasileiro".

A partir dos anos 70 se consagrou no estilo brega com forte apelo popular como "Uma Vida Só", conhecida popularmente pelo seu refrão, "pare de tomar a pílula", que foi censurada pelo governo brasileiro pelo suposto entendimento de que a canção fazia propaganda contrária à distribuição das tais pílulas para o controle de natalidade. Também de forte apelo popular, na canção "Deixa Essa Vergonha De Lado", Odair José deu seu total apoio à empregada doméstica, função que no início da década de 1970 não era legalizada, e a música de Odair ajudou em muito para que essa profissão fosse o que é hoje, por isso, Odair ficou com a alcunha de "o terror das empregadas", valendo lembrar, que na canção, Odair relata uma empregada que namora um rapaz, e, com vergonha, diz que aquela casa é a sua casa, que o garoto que leva para a escola é seu irmão, então, o moço pede para que a moça deixa a vergonha de lado, que, pelo fato de ela ser uma simples empregada, não modificará seu amor.

Odair José também emplacou sucessos tremendos como "Eu Vou Tirar Você Deste Lugar", "Eu, Você e a Praça", "Assim Sou Eu", "Na Minha Opinião", "A Noite Mais Linda Do Mundo", "Essa Noite Você Vai Ter Que Ser Minha", "Foi Tudo Culpa do Amor", "Sem Saída", entre outros grandes sucessos, além do grande hit "Cadê Você" composta e gravada por Odair José no início da década de 1970 e que estourou nas paradas em 1990 nas vozes de Leandro e Leonardo, sendo que esse hit foi também regravado por Roberta Miranda.

Odair conta uma curiosidade na época em que Leandro e Leonardo pretendiam gravar "Cadê Você", pois a dupla o encontrou e disse a ele que a canção faltava uma parte, sendo que Odair disse à dupla que estava certo, que a música era assim mesmo, daí, Leandro e Leonardo a gravou e a música se transformou em um de seus maiores sucessos.

Odair José foi casado com a Cantora Diana, com quem teve uma filha, Clarice, mas logo se separaram, após uma relação conturbada.

De volta à mídia desde o final da década de 1990, Odair José continua fazendo jus ao estilo musical que o trouxe as paradas de sucesso.

Foi tema em 2009 de um episódio de O Estranho Mundo de Zé do Caixão, um programa de entrevistas exibido pelo Canal Brasil, apresentado por José Mojica Marins.

Discografia

Álbuns de Estúdio

Exibições: 286

Comentar

Você precisa ser um membro de revista virtual metamorphosis para adicionar comentários!

Entrar em revista virtual metamorphosis


Administrador
Comentário de Gizelda Dantas em 4 dezembro 2012 às 6:03

LEMBRANÇAS... LEMBRANÇAS QUANTAS LEMBRANÇAS,,,,


Escritor
Comentário de Mileidi Consalter em 3 dezembro 2012 às 21:54

nossa lembrei da minha infancia,..obrigada Anna Karenina pelo gde presente,,,Odair José é um otimo cantor e compositor...abs Mileidi

Últimas atividades


Escritor
PAOLO LIM compartilhou o post do blog deles em Facebook
2 horas atrás

Escritor
Posts no blog por PAOLO LIM

ACABOU

Morre meu canto num campo de guerra.Apagam-se esperanças em nossas bandeiras.Enterram-se restos da última quimera.Restam viúvas das ideologias derradeiras.Proletários e burgueses perdem-se na história.Soçobram lembranças, referências, memórias,na contundência da nova ordem econômicaque instaura a realidade virtual,                                     / tangente, isonômica.Outrora sonho, a igualdade,finalmente chega sem avisar:- Somos todos iguais tão somente,nas Redes Sociais que cortam o ar...Frio, fome, sede, é nos dado apreciar; Voz livre, sem censuras ou paredes,curtir, compartilhar, comprar.Desigualdades outrora latentes,expõem-se... É só clicar.Realidades se fazem presentes,instantâneas, em qualquer lugar.Lutas, antes de classe,resolveram se generalizar.Assumirem-se globalizadas,indistintas no…Ver mais...
2 horas atrás

Escritor
ALEXANDRE HELENO DE CASTILHOS compartilhou o post do blog deles em Google +1
3 horas atrás

Escritor
ISABEL CRISTINA SILVA VARGAS adicionou uma discussão ao grupo CIRANDA DE POESIAS DE* MARIA HELENA CAMPOS DA PAZ*
Miniatura

RAZÃO E EMOÇÃO

A emoção me desequilibra por tocar fundo meu coração,seja boa ou ruim. Tatua a alma.Permanece indelével sem que o tempoa apague. Marcas de vivências.Bagagem que nos torna mais fortes. A razão me torna senhora de mim.Domino meus instintos, amanso as feras.Que a razão sirva para abrir os olhosE perceber que não sou dona do mundo.Que a razão me torne mais humanaMais compreensiva das falhas de todos nós,Dando-me a clareza para perceberQue razão equilibra e esclareceO que pode ser motivo de união,Fortalecimento do eu e do grupo. Isabel C S VargasPelotas/RS/Brasil09.12.2016Ver mais...
12 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet

Administrador
Maria Iraci Leal (Adm) deixou um comentário para Carlos Aurino
13 horas atrás

Administrador
Maria Iraci Leal (Adm) deu um presente para Carlos Aurino
13 horas atrás

Escritor
Posts no blog por MARCANTONIO DE OLIVEIRA

UMA BATALHA CHAMADA SOLIDÃO

  Uma Batalha Chamada Solidão  Os anos te apresentam os confrontosE assim enfrentamos os pontos estratégicosSempre pensando que a vida é o único tesouro.  Usamos nossas armaduras sentimentaisProtegemos nosso coração dos ideaisE atacamos com amor as disputas racionais.  Armamo-nos com floresDefendemo-nos com doces perfumesE suamos o corpo em toques suaves.  Traçamos muitos caminhosDesviamos dos espinhosE nos escondemos dos pesadelos.  Mapeamos todos os valoresVibramos com os rufares dos tamboresE damos os gritos de ataques.  Como podemos enfrentar inimigo…Ver mais...
16 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet

Escritor
Posts no blog por ALEXANDRE HELENO DE CASTILHOS

ÓBVIO. EDUCATION CONSPIRATION? YES, INFELIZMENT! APENAS UM POST.

 POR QUE ALUNOS QUE NÃO SABIAM NEM SE QUER ESCREVER OU CALCULAR, FORAM E SÃO APROVADOS? SERIAM AS METAS, DOS GOVERNOS? ÓBVIO.( nesse momento, entra na sala uma terceira pessoa que comenta: HÁ, TÁ, MAS CUMPRIRAM AS METAS DE APROVAÇÃO AOS ALUNOS? '' - UMA PROFESSORA MAIS NOVINHA- ESTAGIÁRIA PERGUNTA? METAS? SOBRE O QUE VCS FALAM? ENTÃO ENTRA A DIRETORA SORRIDENTE, ''ISSO! CUMPRIMOS AS METAS , TODOS , APROVADOS, ANO QUE VEM TEREMOS, MERENDA, ÁGUA E LUZ GARANTIDOS PARA NOSSOS ESTUDANTES DA NOSSA ''LINDA''' ESCOLA !"" ) DA UM LIKE QUEM JÁ PRESENCIOU ESSA CENA ? !!!!Curtir · Responder · 14 min…Ver mais...
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Twitterontem · Responder · Retweet

Badge

Carregando...

© 2016   Criado por Anna Karenina.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

U