Estamos vivendo nos “últimos dias”?

Que acontecimentos atuais foram preditos na Bíblia?

O que a Palavra de Deus diz sobre como seriam as pessoas nos “últimos dias”?

Que coisas boas a Bíblia prediz a respeito dos “últimos dias”?

TEM você acompanhado as notícias na televisão e se perguntado: ‘O que está acontecendo com este mundo?’ Coisas trágicas acontecem de modo tão repentino e inesperado que nenhum ser humano pode prever como será o dia de amanhã. (Tiago 4:14) No entanto, Jeová conhece o futuro. (Isaías 46:10) Há muito tempo, a sua Palavra, a Bíblia, predisse não apenas as coisas ruins que acontecem hoje mas também as coisas maravilhosas que ocorrerão no futuro próximo.

2 Jesus Cristo falou a respeito do Reino de Deus, que acabará com a maldade e fará da Terra um paraíso. (Lucas 4:43) Seus ouvintes queriam saber quando viria esse Reino. De fato, os discípulos de Jesus perguntaram-lhe: “Qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?” (Mateus 24:3) Em resposta, Jesus disse-lhes que apenas Jeová sabia exatamente quando viria o fim deste sistema mundial. (Mateus 24:36) No entanto, Jesus predisse coisas que ocorreriam na Terra pouco antes de o Reino trazer verdadeira paz e segurança à humanidade. O que ele predisse tem acontecido!

3 Antes de examinarmos as evidências de que estamos vivendo na “terminação do sistema de coisas”, consideremos brevemente uma guerra que nenhum ser humano poderia observar. Ela ocorreu no domínio espiritual invisível, e seu desfecho nos afeta.

UMA GUERRA NO CÉU

4 O capítulo anterior deste livro explicou que Jesus Cristo se tornou Rei, no céu, no ano de 1914. (Daniel 7:13, 14) Assim que recebeu o poder do Reino, Jesus agiu. “Irrompeu uma guerra no céu”, diz a Bíblia. “Miguel [outro nome de Jesus] e os seus anjos batalhavam com o dragão [Satanás, o Diabo], e o dragão e os seus anjos batalhavam.”* Satanás e seus anjos maus, os demônios, perderam a guerra e foram expulsos do céu para a Terra. Os fiéis filhos espirituais de Deus se alegraram com a expulsão de Satanás e seus demônios. Os humanos, porém, não teriam essa alegria. Em vez disso, a Bíblia predisse: “Ai da terra  . . . porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período.” — Revelação (Apocalipse) 12:7, 912.

5 Note o que resultaria da guerra no céu. Na sua ira, Satanás provocaria aflições, ou dificuldades, aos habitantes da Terra. Como veremos, estamos vivendo agora nesse período de aflições. Mas será relativamente breve — apenas um “curto período”. Até mesmo Satanás sabe disso. A Bíblia se refere a esse período como “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1) Como é bom saber que Deus em breve vai livrar a Terra da influência do Diabo! Vejamos algumas das coisas preditas na Bíblia que acontecem nos nossos tempos. Elas provam que estamos vivendo nos últimos dias e que o Reino de Deus em breve trará bênçãos eternas para os que amam a Jeová. Primeiro, examinemos quatro aspectos do sinal que, segundo Jesus, marcaria a época em que vivemos.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

Cenários de guerra, fome e desastres naturais

6 “Nação se levantará contra nação e reino contra reino.” (Mateus 24:7) Milhões de pessoas foram mortas em guerras nos últimos cem anos. Um historiador britânico escreveu: “O século 20 foi o mais ‘assassino’ na história registrada. . . . Foi um século de guerras quase ininterruptas, com apenas poucos e curtos períodos sem que houvesse em algum lugar um conflito armado, organizado.” Um relatório do Instituto Worldwatch diz: “O número de vítimas fatais das guerras [no século 20] foi três vezes maior do que o de todas as guerras juntas desde o primeiro século AD até 1899.” Mais de cem milhões de pessoas morreram em resultado de guerras desde 1914. Mesmo que saibamos por experiência própria como é triste perder um ente querido na guerra, não podemos nem imaginar a enormidade do sofrimento e da dor multiplicados milhões de vezes.

7 ‘Haverá escassez de alimentos.’ (Mateus 24:7) Segundo os pesquisadores, a produção de alimentos aumentou muito nos últimos 30 anos. No entanto, a falta de alimentos continua por- que muitos não têm dinheiro para comprá-los ou terras para cultivá-los. Nos países em desenvolvimento, bem mais de um bilhão de pessoas tem de viver com uma renda de um dólar, ou menos, por dia. A maioria delas sofre de fome crônica. A Organização Mundial da Saúde avalia que a desnutrição é um dos fatores principais na morte de mais de cinco milhões de crianças por ano.

8 “Haverá grandes terremotos.” (Lucas 21:11) De acordo com o Serviço de Pesquisa Geológica dos EUA, desde 1990 uma média de 17 terremotos por ano têm sido fortes o bastante para danificar prédios e rachar o solo. E, em média, todos os anos ocorrem terremotos suficientemente fortes para causar destruição total de prédios. Outra fonte diz: “Os terremotos ceifaram centenas de milhares de vidas nos últimos cem anos, e as melhorias tecnológicas reduziram apenas um pouco o número de mortes.”

9 ‘Haverá pestilências.’ (Lucas 21:11) Apesar dos avanços da medicina, antigas e novas doenças afligem a humanidade. Certo relatório diz que 20 doenças bem conhecidas — como a tuberculose, a malária e a cólera — tornaram-se mais comuns em décadas recentes, e certos tipos de doença são cada vez mais difíceis de curar com os remédios disponíveis. De fato, surgiram pelo menos 30 doenças novas. Algumas não têm cura conhecida e são fatais.

CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS NOS ÚLTIMOS DIAS

Muitos desconhecem a orientação sábia da Palavra de Deus

10 Além de prever certos acontecimentos mundiais, a Bíblia predisse também que os últimos dias seriam marcados por uma mudança na sociedade humana. O apóstolo Paulo descreveu como seriam as pessoas em geral. Em 2 Timóteo 3:1-5, lemos: “Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar.” Em parte, Paulo disse que as pessoas seriam

  • amantes de si mesmas
  • amantes do dinheiro
  • desobedientes aos pais
  • desleais
  • sem afeição natural
  • sem autodomínio
  • ferozes
  • mais amantes de prazeres do que amantes de Deus
  • praticantes de uma forma de devoção piedosa que realmente não exerce poder nas suas vidas

11 Será que as pessoas em geral são assim onde você mora? Sem dúvida. Em toda a parte há pessoas com características ruins. Isso indica que Deus agirá em breve, pois a Bíblia diz: “Quando os iníquos florescem como a vegetação e estão florindo todos os que praticam o que é prejudicial, é para que sejam aniquilados para todo o sempre.” — Salmo 92:7.

ACONTECIMENTOS POSITIVOS

12 Os últimos dias sem dúvida estão cheios de aflições, exatamente como a Bíblia predisse. Neste mundo turbulento, porém, há acontecimentos positivos entre os adoradores de Jeová.

“Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada.” — Mateus 24:14

Testemunhas de Jeová pregando as boas novas

13 “O verdadeiro conhecimento se tornará abundante”, predisse o livro bíblico de Daniel. Quando isso aconteceria? Durante “o tempo do fim”. (Daniel 12:4) Especialmente desde 1914, Jeová tem ajudado os que de fato desejam servi-lo a entender cada vez melhor a Bíblia. Eles têm aumentado seu apreço pelas verdades preciosas a respeito do nome e dos propósitos de Deus, do sacrifício de resgate de Jesus Cristo, da condição dos mortos e da ressurreição. Além disso, os adoradores de Jeová têm aprendido a viver de um modo que os beneficia e resulta em honra para Deus. Eles também passaram a entender mais claramente o papel do Reino de Deus e como este vai endireitar as coisas na Terra. Como eles usam esse conhecimento? Essa pergunta nos leva ainda a outra profecia que se cumpre nestes últimos dias.

14 “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada”, disse Jesus Cristo na sua profecia a respeito da “terminação do sistema de coisas”. (Mateus 24:3, 14) As boas novas do Reino — o que é esse Reino, o que ele fará e como podemos receber suas bênçãos — estão sendo pregadas em toda a Terra, em mais de 230 países e territórios, e em mais de 400 línguas. Milhões de Testemunhas de Jeová pregam zelosamente essas boas novas. Elas procedem de ‘todas as nações, tribos, povos e línguas’. (Revelação 7:9) Dirigem gratuitamente estudos bíblicos em domicílio com milhões de pessoas que desejam saber o que a Bíblia realmente ensina. Que impressionante cumprimento de profecia, em especial levando-se em conta que Jesus predisse que os cristãos verdadeiros ‘seriam odiados por todos’! — Lucas 21:17.

O QUE VOCÊ FARÁ?

15 Visto que tantas profecias bíblicas estão se cumprindo hoje, você não concorda que estamos vivendo nos últimos dias? Depois que as boas novas tiverem sido pregadas o suficiente, segundo a decisão de Jeová, o “fim” virá com certeza. (Mateus 24:14) O “fim” se refere ao dia em que Deus acabará com a maldade na Terra. Para destruir todos os que voluntariamente se opõem a ele, Jeová usará Jesus e anjos poderosos. (2 Tessalonicenses 1:6-9) Satanás e seus demônios não mais desencaminharão as nações. Depois disso, o Reino de Deus derramará bênçãos sobre todos os que se submetem ao seu governo justo. — Revelação 20:1-3; 21:3-5.

16 Visto que o fim do sistema de Satanás se aproxima, cada um deveria se perguntar: ‘O que devo fazer?’ É sábio continuar a aprender sobre Jeová e seus requisitos para nós. (João 17:3) Seja um esforçado estudante da Bíblia. Crie o hábito de associar-se com outros que procuram fazer a vontade de Jeová. (Hebreus 10:24, 25) Assimile o farto conhecimento que Jeová torna disponível a seu povo no mundo inteiro, e faça as necessárias mudanças na vida a fim de ter o favor de Deus. — Tiago 4:8.

17 Jesus predisse que a maioria das pessoas desprezaria a evidência de que estamos vivendo nos últimos dias. A destruição dos maus virá de modo súbito e inesperado. Como um ladrão de noite, pegará a maioria das pessoas de surpresa. (1 Tessalonicenses 5:2) Jesus alertou: “Assim como eram os dias de Noé, assim será a presença do Filho do homem. Porque assim como eles eram naqueles dias antes do dilúvio, comendo e bebendo, os homens casando-se e as mulheres sendo dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será a presença do Filho do homem.” — Mateus 24:37-39.

18 Portanto, Jesus disse a seus ouvintes: “Prestai atenção a vós mesmos, para que os vossos corações nunca fiquem sobrecarregados com o excesso no comer, e com a imoderação no beber, e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vós instantaneamente como um laço. Pois virá sobre todos os que moram na face de toda a terra. Portanto, mantende-vos despertos, fazendo todo o tempo súplica para que sejais bem sucedidos em escapar de todas estas coisas que estão destinadas a ocorrer, e em ficar em pé [aprovados] diante do Filho do homem.” (Lucas 21:34-36) É sábio levar a sério as palavras de Jesus. Por quê? Porque aqueles que são aprovados por Jeová Deus e pelo “Filho do homem”, Jesus Cristo, têm a perspectiva de sobreviver ao fim do sistema de Satanás e viver para sempre no maravilhoso novo mundo tão próximo! — João 3:16; 2 Pedro 3:13.

http://www.watchtower.org/t/bh/article_09.htm

Exibições: 59

Tags: http://www.watchtower.org/t/bh/article_09.htm

Comentar

Você precisa ser um membro de Revista virtual Metamorphosis para adicionar comentários!

Entrar em Revista virtual Metamorphosis


ADMINISTRADOR
Comentário de SELDA KALIL em 31 julho 2012 às 17:41

EXCELENTE POSTAGEM ANNA ONDE A VERDADE É A VERDADE.


ESCRITORES E POETAS
Comentário de MENDUIÑA A POETISA DO AMOR em 31 julho 2012 às 14:45

OLÁ ANNA, O QUE ESCREVESTE É EXTAMENTE O QUE NOS RECOMENDOU JESUS DO QUE ÍAMOS PASSSAR.... ELE DISSE: NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES MAS TENDE BOM ÂNIMO, E É DAI PRA PIOR.. QUERIDA...BEIJOS


ADMINISTRADOR
Comentário de Maria Iraci Leal em 31 julho 2012 às 10:47

OI ANNA, REALMENTE AS MUDANÇAS SE PROCESSAM E A PRÓXIMA FASE DA TERRA DEVERÁ SER DIFERENTE... EMBORA SEJA UM PLANETA DE REENCARNE PARA RESGATE DE ERROS PASSADOS, MAUS FEITOS DE OUTRAS VIDAS, O ENCONTRO DAS ALMAS EM RESGATE, AINDA ASSIM É PLANO TERRA PARA APRENDIZADO, O LUGAR DE PROVAÇÃO E APRENDIZADO ESPIRITUAL, NÃO IRÁ DESAPARECER, NEM A TERRA TRANSFORMAR-SE EM PARAÍSO... DE TODA ESTA TRAGÉDIA, CREIO QUE O HOMEM ATÉ ENTÃO INCONSCIENTE DAS LEIS ESPIRITUAIS E UNIVERSAIS, SOFRENDO NA PRÓPRIA CARNE DEVERÁ OLHAR MAIS AO LONGE, QUERO DIZER PARA O SEU PRÓXIMO... EM TODAS AS RELIGIÕES HÁ UM APELO PARA NOVAS CONDUTAS E PRÁTICA DO AMOR INCONDICIONAL... E FINALMENTE COM MAIS AMOR EVITAR-SE-ÃO A DESTRUIÇÃO, A MORTE E A FOME... MAS É UM LONGO CAMINHO, AINDA VIVEMOS EM NOSSO REDUTOS...O MUNDO NÃO TERMINA, DEUS NÃO DESTRUIRÁ A SUA OBRA, APENAS DARÁ AO HOMEM AS CONDIÇÕES DE TRAÇAR NOVOS CAMINHOS...BJS MIL.

Sobre

             PRÊMIO  DARDOS OFERECIDOA BLOGUEIROS

Francisca de Caldas Menduiña

Últimas atividades


ADMINISTRADOR
2 posts do blog de Gizelda Dantas foram destacados
1 hora atrás

ADMINISTRADOR
2 posts do blog de SELDA KALIL foram destacados
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
O post do blog de margareth das dores rafael morei foi destacado

POESIA : QUE SAUDADES DE VOCÊ.

-Poesia- Que saudades de você ! Que saudades que sinto agora Do amor que sentia por você Ah saudade que fere e magoa Hoje estou tão longe , não posso te ver. Você…Ver mais...
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
3 posts do blog de Antonio Paiva Rodrigues foram destacados
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
O post do blog de Terezinha C Werson foi destacado

PRIMAVERA CHEGANDO...

PRIMAVERA CHEGANDO...primavera, vem…Ver mais...
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
O post do blog de Sidnei Piedade foi destacado

Olhos de luar_Sidnei Piedade

Olhos de LuarSidnei Piedade   …Ver mais...
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
O post do blog de maria adele foi destacado

Amigos virtuais que sempre dedicam seu carinho:

Quando você acordar e abrir a janela,e olhar o céu e contemplar o brilho do sol,imagine que seu dia terá um brilho bem maior,porque assim você o deseja… assim o quer….E mesmo que não consiga ver esse brilho com os olhos,o sentirá refletindo na sua…Ver mais...
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
2 posts do blog de CLÁUDIO DOMINGOS BORGES foram destacados
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
3 posts do blog de jones de oliveira borges foram destacados
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
2 posts do blog de Elisiário Luiz foram destacados
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
O post do blog de Sephora Christt foi destacado

VOCÊ

VOCÊ ESSA PAIXÃO...VIROU MINHA CABEÇAREMEXEU OS SENTIDOSBAGUNÇOU MINHA VIDATROUXE…Ver mais...
1 hora atrás

ESCRITORES E POETAS
maria adele postou um status
"Queridas amigas,vocês são tão gentis! Obrigada pelos elogios .Que vossa noite seja abençoada pelo criador deste belo universo !"
1 hora atrás

ADMINISTRADOR
Neyde Maria F, Cruz respondeu à discussão CIRANDA DE POESIAS MARIA HELENA CAMPOS DA PAZ de Anna Karenina
"                          QUANDO TE CONHECI   FOI MÁGICO ESSE MOMENTO DE SONHO COLORIDO AINDA ADOLESCENTE FUI…"
2 horas atrás

ESCRITORES E POETAS
Posts no blog por Sephora Christt

VOCÊ

VOCÊ ESSA PAIXÃO...VIROU MINHA CABEÇAREMEXEU OS SENTIDOSBAGUNÇOU MINHA VIDATROUXE…Ver mais...
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Neyde Maria F, Cruz comentou a postagem no blog ALMA FRATERNA E SINGELA de Antonio Paiva Rodrigues
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Neyde Maria F, Cruz comentou a postagem no blog MÃOS!! de Gizelda Dantas
"POETISA GIL PURA REALIDADE É PRECISO CONSIDERAR O QUE TEM O CORAÇÃO A OFERECER EM CERTAS HORAS E IDENTIFICAR O CARATER DE CADA UM PARA CERTOS AFAGOS E REJEIÇÃOS  INTELIGENTE ESCRITO PARABÉNS ..."
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Neyde Maria F, Cruz marcou como favorita a postagem no blog MÃOS!! de Gizelda Dantas
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Neyde Maria F, Cruz marcou como favorita a postagem no blog O MESTRE!! de Gizelda Dantas
4 horas atrás

ADMINISTRADOR
Neyde Maria F, Cruz comentou a postagem no blog O MESTRE!! de Gizelda Dantas
"GIL AI TEM COISA RSRSRSRS... AMEI TEU TEXTO MERECE CONTINUAÇÃO, CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS, PARABÉNS BJOS"
4 horas atrás

ADMINISTRADOR
Neyde Maria F, Cruz comentou a postagem no blog POESIA : QUE SAUDADES DE VOCÊ. de margareth das dores rafael morei
"MARGARETH FANTÁSTICO POEMA ONDE A SAUDADE E ESSA AUSÊNCIA TEM ESSÊNCIA  DO PURO AMOR QUE TRADUZ TEUS PRECIOSOS VERSOS PARABÉNS BJOS  "
4 horas atrás

Notas

FELIZ DIA DOS PAIS...

Criado por Maria Iraci Leal 10 Ago 2014 at 21:45. Atualizado pela última vez por Maria Iraci Leal 10 Ago.

Compreeendemos Maria Helena a sua ausência

Criado por Mileidi Consalter 7 Out 2013 at 15:28. Atualizado pela última vez por Mileidi Consalter 7 Out, 2013.

AMIGOS! ME PERDOEM!

Criado por Maria |Helena Campos da Paz 7 Out 2013 at 15:16. Atualizado pela última vez por Maria |Helena Campos da Paz 7 Out, 2013.

AVISO! PEQUENA VIAGEM!

Criado por Maria |Helena Campos da Paz 4 Out 2013 at 18:06. Atualizado pela última vez por Maria |Helena Campos da Paz 4 Out, 2013.

AVISO AOS AMIGOS!

Criado por Maria |Helena Campos da Paz 22 Dez 2012 at 11:59. Atualizado pela última vez por Maria |Helena Campos da Paz 22 Dez, 2012.

AMIGOS PERDOEM MINHA BAIXA FREQUÊNCIA

Criado por Maria |Helena Campos da Paz 14 Jun 2012 at 23:21. Atualizado pela última vez por Maria |Helena Campos da Paz 14 Jun, 2012.

Hoje

Criado por Anna Karenina 28 Out 2010 at 6:55. Atualizado pela última vez por 30 Nov, 2010.

frase do dia

Criado por Anna Karenina 28 Out 2010 at 6:41. Atualizado pela última vez por Anna Karenina 2 Dez, 2011.

Página Inicial das Notas

Criado por Anna Karenina 26 Jun 2009 at 9:16. Atualizado pela última vez por Anna Karenina 5 Ago, 2010.

Badge

Carregando...

© 2014   Criado por Anna Karenina.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço