Definição:

Doença inflamatória aguda caracterizada por alterações cutâneas, inflamação articular e sintomas similares aos da gripe. É provocada pela bactéria Borrelia burgdoferi, transmitida pela picada de um carrapato do veado Veja também informações sobre doença de Lyme, doença de Lyme primária, doença de Lyme secundária e doença de Lyme terciária.
Causas, incidência e fatores de risco:

A doença de Lyme foi descrita pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1975, na cidade de Old Lyme, em Connecticut. Hoje a doença é relatada na maior parte dos Estados Unidos. A maioria dos casos ocorrem nas regiões nordeste, norte, centro-oeste e na costa do Pacífico. Os animais mais comumente afetados, que servem como hospedeiros ao carrapato, são ratos e veados. A maioria dos casos ocorre no verão.

A doença é de difícil diagnóstico porque os sintomas mimetizam outras doenças. No local da picada do carrapato normalmente aparece uma erupção eritematosa. No entanto, a picada pode não ser notada. Alguns meses após a picada, pode haver paralisia muscular, inflamação articular, sintomas neurológicos e, em alguns casos, sintomas cardíacos.

A infecção inicial é chamada de doença de Lyme primária. Pode haver o desenvolvimento de doença de Lyme secundária e doença de Lyme terciária.

Sintomas:

* lesão eritematosa, plana ou ligeiramente elevada (eritema migratório) no local da picada do carrapato
* aumento da lesão eritematosa. Ela atinge vários centímetros de tamanho após diversos dias
* febre
* dor de cabeça
* letargia
* dores musculares
* pescoço rígido
* inflamação articular em joelhos e outras articulações grandes

Sintomas adicionais que podem estar associados a esta doença são:

* prurido generalizado
* alteração de comportamento

Sinais e exames:

* exame físico
* anticorpos contra B.Burgdorferi, determinados por imunofluorescência (IFA) ou Elisa

Tratamento:

São prescritos antibióticos de acordo com o estágio e manifestações da doença. Alguns dos antibióticos indicados são: eritromicina, tetraciclina, doxiciclina, cefuroxima e penicilina.

São prescritos medicamentos antiinflamatórios para o alívio da rigidez articular.

Obs.: a tetraciclina oral normalmente não é receitada para crianças até que sua dentição permanente esteja completa, pois esse medicamento pode descolorir de forma irreversível os dentes que ainda estão em formação.
Expectativas (prognóstico):

Se a doença for diagnosticada em seus estágios iniciais, pode ser curada com antibióticos. Se não for tratada, pode haver complicações em articulações, coração e sistema nervoso.
Complicações:

* doença de Lyme secundária
* doença de Lyme terciária

Solicitação de assistência médica:

Solicite assistência médica se aparecerem sintomas que sugerem doença de Lyme.

Prevenção:

Ao caminhar ou passear em regiões infestadas por carrapatos, as pessoas devem colocar calças compridas dentro das meias para proteger as pernas, usar sapatos e blusas de mangas compridas. O uso de roupas brancas e claras permite o encontro e a remoção dos carrapatos com mais facilidade. Procure carrapatos em você ou em seu animal de estimação regularmente. Caso os encontre, remova-os, imediatamente, com pinças. Eles devem ser puxados com firmeza e cuidado. Repelentes de insetos podem ajudar.
artigo web

Exibições: 250

Comentar

Você precisa ser um membro de revista virtual metamorphosis para adicionar comentários!

Entrar em revista virtual metamorphosis

© 2014   Criado por Anna Karenina.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço