* “Fico louca com os meus pais e digo coisas que não devia. Vou ficar longe deles até que isso passe.”
— Kate, 13 anos.
* “A insegurança é o meu maior problema. Às vezes me sinto como se estivesse morrendo por dentro.”
— Ivan, 19 anos.

AS EMOÇÕES têm uma grande influência sobre os pensamentos e as ações. Podem motivar a pessoa de forma positiva ou negativa. Às vezes parece até que a controlam. “Quase nunca fico contente com meu desempenho”, diz Jacob, de 20 anos. “Em geral não consigo alcançar minhas próprias expectativas. Às vezes simplesmente choro ou fico com tanta raiva que desconto em quem está por perto. É difícil controlar o que sinto.”

Aprender a controlar as emoções, porém, faz parte do processo para se tornar um adulto maduro e responsável. Alguns especialistas agora acreditam que a habilidade de lidar com as emoções e com pessoas é mais importante do que ser inteligente. Independentemente disso, a Bíblia dá grande valor a controlar os sentimentos. Por exemplo, Provérbios 25:28 diz: “Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas.” (Bíblia na Linguagem de Hoje) Por que é tão difícil controlar os sentimentos?
É um desafio para os jovens

Pessoas de todas as idades e formações lutam para controlar suas emoções. Mas a luta pode ser um desafio ainda maior durante os anos de transição da adolescência para a idade adulta. “Muitos adolescentes sentem um misto de emoções confusas, loucas, alegres, assustadoras. Muitos têm sentimentos diferentes ao mesmo tempo e sobre as mesmas coisas. . . . Num momento a pessoa se sente de um jeito e, no momento seguinte, se sente exatamente o oposto,” diz o livro da autora Ruth Bell: Changing Bodies, Changing Lives (Corpos em Transformação, Vidas em Transformação).

Por ser jovem, você é também inexperiente. (Provérbios 1:4) Assim, ao se deparar com novas situações e desafios pela primeira vez, é natural que se sinta um pouco inseguro e, talvez, atônito. Felizmente, o Criador compreende bem seus sentimentos. Ele conhece até mesmo seus “pensamentos inquietantes”. (Salmo 139:23) Em sua Palavra, encontram-se princípios que podem ser de ajuda.
Ponto-chave para controlar as emoções

O ponto-chave para controlar suas emoções é aprender a controlar seus pensamentos. Se forem negativos, os pensamentos podem privá-lo da energia que necessita para agir. (Provérbios 24:10) Mas como você pode aprender a pensar de modo positivo e, assim, ser ajudado a controlar suas emoções?

Algo que você pode fazer é recusar-se a continuar pensando em coisas negativas que o fazem sentir-se deprimido e inseguro. Por seguir o conselho bíblico de concentrar-se em coisas ‘sérias’ e “justas”, você poderá substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos. (Filipenses 4:8) Talvez não seja fácil fazer isso, mas com esforço é possível.

Veja, por exemplo, o caso de Jasmine. “Eu me sinto tão sobrecarregada com tudo o que tenho de enfrentar”, queixou-se. “Emprego novo, responsabilidades novas. Minhas emoções ficam desgastadas. Me sinto sufocada.” Não surpreende que um jovem se sinta assim, às vezes, o que o deixa inseguro, indeciso. A Bíblia menciona um jovem chamado Timóteo que estava mais do que habilitado para as responsabilidades que recebeu. Mas aparentemente sentia-se incompetente e lutava contra isso. — 1 Timóteo 4:11-16; 2 Timóteo 1:6, 7.

É bem provável que você se sinta inseguro diante de tarefas novas ou desconhecidas. ‘Nunca conseguirei fazer isso’, talvez pense. Mas pode controlar esses sentimentos de insegurança recusando-se a continuar pensando de modo negativo. Concentre-se em aprender a realizar a tarefa de modo apropriado. Pergunte e siga as instruções. — Provérbios 1:5, 7.

O ponto-chave para controlar suas emoções é aprender a controlar seus pensamentos

Quanto mais habilidade você desenvolver para cumprir uma tarefa, menos inseguro se sentirá. Não se concentre em suas fraquezas, para que não o detenham e não o impeçam de se esforçar em melhorar. Em certa ocasião, quando o apóstolo Paulo foi criticado, ele respondeu: “Mesmo que eu seja imperito na palavra, certamente não o sou no conhecimento.” (2 Coríntios 10:10; 11:6) Você também pode ganhar confiança em si mesmo por reconhecer seus pontos fortes e por buscar a ajuda de Deus para lidar com as fraquezas. Com certeza, Deus pode ajudá-lo, assim como ajudou seu povo no passado. — Êxodo 4:10.

Outras ajudas para controlar suas emoções são: estabelecer alvos razoáveis, realistas e aceitar seus limites. Também, evite comparar-se injustamente com outros. Em Gálatas 6:4, a Bíblia dá um bom conselho quando diz: “Prove cada um quais são as suas próprias obras, e então terá causa para exultação, apenas com respeito a si próprio e não em comparação com outra pessoa.”
Como lidar com a raiva

Lidar com a raiva pode ser outro desafio difícil. Como aconteceu com Kate, mencionada no início, a raiva pode levar muitos jovens a dizer ou fazer coisas que magoam ou são destrutivas.

É comum sentir raiva de vez em quando. Mas lembre-se do primeiro assassino, Caim. Quando se ‘acendeu muito sua ira’, Deus lhe avisou que tal ira poderia levá-lo a cometer um pecado grave. Ele perguntou a Caim: ‘Conseguirás dominar o pecado?’ (Gênesis 4:5-7) Caim não seguiu esse conselho divino, mas com a ajuda de Deus você pode controlar a raiva e evitar o pecado!

Mais uma vez, a questão é controlar os pensamentos. Em Provérbios 19:11, a Bíblia diz: “A perspicácia do homem certamente torna mais vagarosa a sua ira, e é beleza da sua parte passar por alto a transgressão.” Quando alguém o irrita, tente entender por que agiu assim. A pessoa queria mesmo magoar você? Ou será que foi apenas uma ação impulsiva ou impensada? Tolerar os erros dos outros reflete a misericórdia de Deus e pode ajudar a controlar os sentimentos de raiva.

Mas e se você tiver um motivo válido para sentir-se irado? As Escrituras dizem: “Ficai furiosos, mas não pequeis.” (Efésios 4:26) Se necessário, converse com a pessoa. (Mateus 5:23, 24) Ou talvez a melhor coisa a fazer seja simplesmente esquecer o assunto, deixar de lado a raiva e levar adiante sua vida.

Seus amigos também podem influenciar seu jeito de lidar com a raiva. Portanto, a Bíblia orienta o seguinte: “Não tenhas companheirismo com alguém dado à ira; e não deves entrar com o homem que tem acessos de furor, para não te familiarizares com as suas veredas e certamente tomares um laço para a tua alma.” — Provérbios 22:24, 25.

A convivência com pessoas que se esforçam para controlar a raiva pode ajudar você a desenvolver autodomínio. As congregações cristãs das Testemunhas de Jeová estão cheias de pessoas maduras, e muitas delas são mais velhas e mais experientes do que você. Conheça algumas delas. Observe como lidam com problemas. Talvez elas também possam dar-lhe “orientação perita” quando enfrentar dificuldades. (Provérbios 24:6) Jacob, mencionado no início, diz: “Um amigo maduro que me faça lembrar da Palavra de Deus é de um valor incalculável. Quando eu penso que Jeová me ama, apesar das minhas inseguranças, sinto que sou capaz de controlar minhas emoções e permanecer calmo.”
Outras dicas práticas

Um livro popular sobre exercícios físicos comenta: “Inúmeros estudos têm demonstrado que o modo de a pessoa movimentar o corpo influencia seu humor, por meio de reações bioquímicas. O nível dos hormônios e do oxigênio muda totalmente conforme o tipo dos movimentos que executa.” Não há dúvida de que os exercícios físicos façam bem. A Bíblia nos diz: “Os exercícios físicos têm alguma utilidade.” (1 Timóteo 4:8, BLH) Por que não estabelecer uma rotina razoável de exercícios regulares? Pode ter um efeito positivo no modo como você se sente. Manter uma dieta saudável também pode trazer-lhe benefícios.

Leve em conta também suas escolhas de música e diversão. Certo estudo concluiu: “Ver violência . . . pode incitar sentimentos de raiva e agressividade. . . . As pessoas que assistiam a filmes violentos tinham pensamentos mais agressivos e apresentavam um aumento na pressão sanguínea.” (The Harvard Mental Health Letter) Portanto, tome decisões boas quando o assunto é o que você ouve ou vê. — Salmo 1:1-3; 1 Coríntios 15:33.

E, por último, o melhor modo de controlar suas emoções é desenvolver uma amizade achegada com seu Criador. Ele convida cada um de nós a falar com ele em oração, a expressar nossos sentimentos e emoções. “Não estejais ansiosos de coisa alguma,” encoraja o apóstolo Paulo. “Fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus, que excede todo pensamento, guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais.” Sim, você pode desenvolver a força íntima necessária para enfrentar qualquer situação na vida. O apóstolo Paulo ainda disse: “Para todas as coisas tenho força em virtude daquele que me confere poder.” — Filipenses 4:6, 7, 13.

A jovem Malika diz: “Aprendi a orar, orar e orar. Saber que Jeová se importa conosco ajuda a sentir-me calma e a controlar minhas emoções.” Com a ajuda de Deus você também pode aprender a controlar suas emoções.

A convivência com pessoas mais velhas pode ensiná-lo a lidar com seus sentimentos
Publicado em Despertai! de 22 de fevereiro de 2005
http://www.watchtower.org/t/20050222/article_01.htm

Tags:

Compartilhar Twitter Facebook

Tags: Como, controlar, emoções?, minhas

Exibições: 319

Sobre

             PRÊMIO  DARDOS OFERECIDOA BLOGUEIROS

Francisca de Caldas Menduiña

Últimas atividades


ESCRITORES E POETAS
2 posts do blog de Laila Murad de Carvalho foram destacados
2 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog EsToU ApReNdEnDo... de Mileidi Consalter
"Neyde,linda a musica que me passou linda ameiiiiiiiiii obrigada! "
2 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog EsToU ApReNdEnDo... de Mileidi Consalter
"Obrigada Gil,Anna ,Neyde,e Maria Helena por me visitar e comentar meus escritos,,nossa amo vcs demais ,,a saudade foi demais gatinhas,,agora estou de voltaaaa eeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!Beijos em vossos corações!O amor que sinto por vcs…"
2 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter marcou como favorita a postagem no blog " PENSANDO EM JESUS... E MARIA" (REFLEXÕES) de Maria |Helena Campos da Paz
2 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog " PENSANDO EM JESUS... E MARIA" (REFLEXÕES) de Maria |Helena Campos da Paz
"Poetisa sua mensagem me tocou profundamente,quando disse:  "Era preciso deixar gravado, que o sofrimento faria  parte do nosso desenvolvimento espiritual em nossa  jornada!",marcante mensagem,vou morrer e jamais vou me…"
2 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog MI HOMENAJE A GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ... POEMAS MIL. de Maria Iraci Leal
"Maria Iraci,que linda homenagem a este grande escritor ,que nos deixou,mas se encontra nos braços de Deus!Parabéns docinho pelo dom de encantar seus leitores com seus comoventes escritos!beijos te amooooo! "
2 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter marcou como favorita a postagem no blog Atrevido cavalheiro/Dama sensível ( Selda & Jota) de SELDA KALIL
2 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog Atrevido cavalheiro/Dama sensível ( Selda & Jota) de SELDA KALIL
"Selda e Jota,vcs estão de parabéns pelo dueto repleto de sedução,,,ficou perfeito amigos perfeitooooooo!Parabéns sempre!Deus vos conserve assim cheios de criatividade para as escritas!Beijossss! "
2 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter marcou como favorita a postagem no blog Sem título de Idelfonso vasconcelos pereira
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog A maior celebração cristã. de José Lopes Cabral
"Obrigada poeta pelas valiosas informações,,adoreiiiiii saber mais um pouco sobre a páscoa,,parabéns!Fica com Deus! "
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter marcou como favorita a postagem no blog A maior celebração cristã. de José Lopes Cabral
3 horas atrás

ESCRITORES E POETAS
O post do blog de José Lopes Cabral foi destacado
3 horas atrás

ESCRITORES E POETAS
O post do blog de MENDUIÑA A POETISA DO AMOR foi destacado

EU SOU A POESIA

Dedilho minhas poesias pensando em tidecifro meu mundo fazendo amor…Ver mais...
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter marcou como favorita a postagem no blog EU SOU A POESIA de MENDUIÑA A POETISA DO AMOR
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog EU SOU A POESIA de MENDUIÑA A POETISA DO AMOR
"Poetisa pelo amor de Deus qto amor nesse seu sentir,explendorosa inspiração docinho!parabéns,,te amo no amor de Jesus!Fica com Deus! "
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
O post do blog de Gizelda Dantas foi destacado

HAKANI UMA HISTÓRIA REAL

                                                                           …Ver mais...
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter marcou como favorita a postagem no blog HAKANI UMA HISTÓRIA REAL de Gizelda Dantas
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog HAKANI UMA HISTÓRIA REAL de Gizelda Dantas
"Nossa Gil ,que horror seus relatos amiga,fiquei indignada com tanta maldade e falta de amor ao próximo,,obrigada poetisa Gil,por me exclarecer de fatos que realmente eu desconheciaaa!!!!!!!!beijos no seu coração que tanto…"
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter marcou como favorita a postagem no blog O caipira e o doutor_Sidnei Piedade de Sidnei Piedade
3 horas atrás

ADMINISTRADOR
Mileidi Consalter comentou a postagem no blog O caipira e o doutor_Sidnei Piedade de Sidnei Piedade
"Parabéns Sidney,amei a homilia do caipira,,tbm amei sua inspiração ,,nota 10 poeta!Fica com Deus! "
3 horas atrás

Notas

Compreeendemos Maria Helena a sua ausência

Criado por Mileidi Consalter 7 Out 2013 at 15:28. Atualizado pela última vez por Mileidi Consalter 7 Out, 2013.

AMIGOS! ME PERDOEM!

Criado por Maria |Helena Campos da Paz 7 Out 2013 at 15:16. Atualizado pela última vez por Maria |Helena Campos da Paz 7 Out, 2013.

Badge

Carregando...

© 2014   Criado por Anna Karenina.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço